Prefeitura de Osasco

Muitas pessoas que estão obesas,  extremamente acima do peso acabam optando pela cirurgia bariátrica,  que promete ser a solução para o excesso de peso, porém, Nem todas as pessoas sabem exatamente como funciona, como é feito este procedimento e se realmente ele tem o sucesso  esperado, por isso mesmo hoje vamos falar um pouco mais sobre a cirurgia bariátrica e se ela realmente é a solução para a obesidade.

Cirurgia bariátrica, quais os riscos e quem pode fazer

Quem acha que ao fazer a cirurgia bariátrica irá se livrar de todo o excesso de peso, assim como de toda a vontade de comer e está muito enganado.

Para que a cirurgia bariátrica apresenta os melhores resultados é fundamental que o paciente esteja preparado,  pois a fase de recuperação após a cirurgia é uma fase muito complicada, que muitos pacientes dizem passar muito mal.

Quem pode fazer a cirurgia bariátrica?

cirurgia bariátrica É recomendada apenas para algumas pessoas, é fundamental conversar com o médico e entender as suas necessidades e as suas dificuldades, somente desta forma ele poderá ver se você está dentro do quadro de necessidade de realização da cirurgia bariátrica.

A cirurgia bariátrica é indicada para pessoas:

  • Com massa corpórea acima de 40 de IMC.
  • Ter obesidade entre grau 2 e 3 aliada a pressão alta.
  • Ser uma pessoa obesa a no mínimo três anos.
  • Não pode ser dependente químico.
  • Não pode ter retardamento mental.
  • Não pode ter psicose orgânica que não seja tratada.

A partir do momento que a pessoa se encaixa dentro dos princípios para fazer a cirurgia bariátrica, é  necessário um acompanhamento de psicólogo, pois após a cirurgia. a quantidade de comida ingerida vai diminuir drasticamente, Por isso mesmo é necessário um acompanhamento completo.

Vale lembrar também que,  toda cirurgia envolve riscos, sendo assim é necessário saber da sua condição de vida, realizar uma preparação física e também psicológica e se enquadra dentro das necessidades para a realização da cirurgia bariátrica.