Prefeitura de Osasco

Quando a mulher está perto dos 40 anos de idade os primeiros sintomas de menopausa precoce podem acabar aparecendo, porém muitos não sabem exatamente o que é esta menopausa precoce,  quais são os sintomas, como melhorar a qualidade de vida com a menopausa precoce e diversas outras coisas, por isso mesmo, hoje vamos falar um pouco mais sobre os sintomas da menopausa precoce, Tratamento para menopausa precoce e diversas outras informações essenciais para quem está passando por isso.

Causas da menopausa precoce

A menopausa precoce pode ter diversas causas,  entre elas podemos citar:

  • hipotireoidismo auto-imune;
  • lúpus eritematoso sistêmico;
  • insuficiência renal;
  • endometriose;
  • fatores genéticos;
  • radioterapia ou quimioterapia;
  • tabagismo

Vale lembrar que aqui são algumas causas, existem diversas outras que podem causar a menopausa precoce.

Tratamento para a menopausa precoce

O tratamento para a menopausa precoce e evitar os efeitos colaterais e também os sintomas que acabam trazendo problemas para o dia a dia das mulheres.

Um dos tratamentos mais indicados para a menopausa precoce, é a reposição hormonal, desde que a mulher não apresenta nenhuma contra indicação a este tratamento.  Lembrando que, mulheres sedentárias, com câncer ou que já tiveram essa doença, histórico familiar de infarto precoce ou que tenham índices elevados de colesterol não podem realizar a reposição hormonal. É recomendado também a prática de exercícios físicos e reposição de cálcio e vitamina D, desta forma,  irá melhorar os sintomas da menopausa precoce.

Diagnóstico Menopausa precoce

O diagnóstico da menopausa precoce é confirmado através de exame de dosagem hormonal que podem ser realizados durante um período de 60 dias seguidos, além disso,  pode ser feita através de ultrassom para análise do tamanho dos ovários Que nestes casos, ficam menores e podem quase nem ser vistos durante o exame.

Vale ressaltar que é extremamente importante o acompanhamento médico, Tanto para aquelas que contam com a menopausa precoce como também para aquelas que ainda não entraram na menopausa, desta forma o médico poderá visualizar melhor o estado geral da sua saúde agindo assim que necessário, evitando qualquer complicação maior de saúde.