Prefeitura de Osasco

Catapora: sintomas e tratamentos e causas – Considerada uma doença da infância, a catapora é causada por um vírus e é considerada uma doença extremamente contagiosa. Hoje, vamos falar um pouco mais sobre a Catapora: sintomas, tratamentos e causas e tudo mais o que você precisa saber sobre esta doença.

A catapora é uma doença que, caso você seja exposto a doença uma vez, passa a ficar imune pelo resto da vida, porém, é essencial tomar cuidado com a doença, evitando maiores problemas e maiores complicações de saúde.

Catapora: sintomas e tratamentos e causas

A catapora é causada por um vírus, que pode ser passada para qualquer pessoa que nunca sofreu com a doença. Caracterizada principalmente pelo surgimento de bolhas vermelhas na pele, que se espalham por todo o corpo, causando coceira e outros sintomas.

Quando falamos em catapora, devemos lembrar que ela pode ser extremamente perigosas bebês, adultos e pessoas com sistema imunológico debilitado. A melhor maneira de prevenir a doença é recebendo a vacina contra a catapora.

Como é feita a transmissão da catapora?

A catapora é uma doença de fácil transmissão, onde seu contágio ocorre por meio do contato com o liquido da bolha ou ate mesmo por meio de tosse ou espirro., lembrando que, mesmo aqueles que não apresentam sintomas podem ser transmissores da doença.

A época em que a transmissão da doença, é no inverno, onde as pessoas tendem a ficar mais tempo em ambiente fechado, favorecendo assim a transmissão do vírus da catapora. A catapora pode ser transmitida de pessoas com herpes zoster para outras que nunca tiveram catapora ou receberam a vacina contra a doença. Isso pode acontecer se uma pessoa tocar o local inflamado, desta forma ela acabará sendo infectada.