Prefeitura de Osasco

Quem nunca escreveu um e-mail e quando clicou em “enviar”, se arrependeu? Quase todas as pessoas já passaram por isso. Pensando nisso, a gigante Google anunciou, na segunda-feira (22), que o Gmail já conta com um recurso que permite o cancelamento do envio de e-mail. Esse recurso passa a ser nativo para todas as contas do Gmail – vale lembrar que o recurso já estava em fase de teste, através do Google Labs  e no app Inbox by Gmail – basta configurar na sua conta de e-mail no desktop.

Por padrão, o Gmail deixa o recurso de cancelamento de e-mails desativado – exceto para usuários que já utilizavam a função no Gmail Labs – cabe ao usuário ativar a função. Para ativar o cancelamento de e-mails, basta ir em “Configurações” e depois na aba “Geral”. Em Configurações do Servidor, você deve marcar a caixa “Ativar o Cancelamento de Envio”. Note que, nesta opção, você também deverá escolher por quantos segundos a opção fica ativa, antes do envio do e-mail.

Gmail lança função para cancelamento de mensagens enviadas (Reprodução)
Gmail lança função para cancelamento de mensagens enviadas (Reprodução)

Observe o tempo de delay

O tempo de delay é configurado pelo próprio usuário, que pode selecionar: cinco, dez, vinte ou trinta segundos. Esse é o tempo que o usuário tem para cancelar o envio da mensagem, clicando na opção Desfazer ou Cancelar.

Algumas contas do Gmail já estão com o recurso ativo, porém, o Google afirma que o recurso será lançado nas próximas duas semanas.