<p>Após um incêndio de grandes proporções, na quarta-feira, 27/12, no Centro de Distribuição (CD) de produtos refrigerados do Grupo Pão de Açúcar, no Santa Fé, extremo norte, o mal cheiro de carniça se espalhou pelo bairro e região.</p>
<p>Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), mais de seis carretas, totalizando aproximadamente 75 toneladas de residuos, haviam sido retiradas do CD e encaminhados por uma empresa de lixo ao Aterro Sanitário de Itapevi.</p>
<p>Na semana passada, a Cetesb recebeu diversas reclamações sobre o mal cheiro no local e realizou uma vistoria. &#8220;Na ocasião, constatou-se ainda que eram perceptíveis odores fora dos limites de propriedade da empresa, gerados pela decomposição dos alimentos que lá se encontravam, causando inconvenientes ao bem-estar da população vizinha&#8221;, informou a estatal.</p>
<p>Um morador de um bairro vizinho relatou que passou pelo local e relatou o incômodo. &#8220;Foi automática a dor de cabeça. Cheiro insuportável de carniça carne podre&#8221;, comentou W.S.</p>
<p>Uma moradora que reside a cerca de um quilômetro do galpão relatou o caso. &#8220;No Bonança estava esse cheiro no sábado a noite, 06. Insuportável&#8221;, desabafou Maria de Souza.</p>
<p>A limpeza do local começou a ser realizado após a liberação do espaço pela Defesa Civil de Osasco que só ocorreu na última quarta-feira, 03, e segue sem data definida para término. &#8220;Devido às condições precárias do prédio e a complexidade dos trabalhos em algumas áreas, ele (Pão de Açúcar) não soube definir um prazo para a finalização da limpeza do local&#8221;, comentou a Cetesb.</p>
<p>A amônia, produto tóxico e nocivo ao ser humano, utilizada na refrigeração das câmaras frigoríficas estava sendo retirada do local por uma empresa contratada pelo Pão de Açúcar.</p>
<p>Em nota o GPA informou que &#8220;tem realizado aplicações diárias de produtos próprios para esse tipo de ocorrência com o intuído de minimizar o odor. Além disso, após as liberações dos órgãos competentes, foi iniciada a limpeza do terreno&#8221;, esclareceu.</p>
<p>O GPA explicou ainda que &#8220;o mau cheiro é ocasionado pela queima dos materiais orgânicos (como carnes) que estavam armazenados na central de distribuição. Tudo foi comprometido pelo incêndio e a remoção do restante desses resíduos depende de uma análise de segurança das estruturas da CD, que também foi comprometida. Até o final desta semana este trabalho começará a ser realizado&#8221;, completou em nota.</p>
<p>&#8220;A preocupação neste momento é em fornecer assistência às famílias e limpar o terreno o mais rápido possível&#8221;, ressaltou a empresa.</p>
<p>A Cetesb disse que o Grupo Pão de Açúcar (GPA) será penalizada com um Auto de Advertência (AIIPA), por causar incômodos a população vizinha pela emissão de odores para atmosfera, gerados na decomposição dos alimentos que a mesma estocava no local.</p>
<p>Procurada a Prefeitura de Osasco não respondeu aos questionamentos da reportagem sobre as questões sanitárias.</p>

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