Prefeitura de Osasco

Nesta terça-feira (24), a agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P) anunciou que rebaixou a nota da Odebrecht Engenharia. A empresa brasileira foi classificada como BBB-, antes da divulgação a empresa tinha a nota BBB. Mesmo sem revisar os dados dos ratings de curto e longo prazo em escala nacional, a perspectiva para a empresa ficou negativa.

De acordo com a S&P, este downgrade é reflexo da exposição da empresa a riscos mais altos, relacionados com sua reputação. Motivados principalmente pela prisão de cinco executivos da empresa, incluindo o presidente da holding Odebrecht SA, na operação Lava Jato.

Standard & Poor's rebaixa nota da Odebrecht para BBB- (Divulgação/Odebrecht)
Standard & Poor’s rebaixa nota da Odebrecht para BBB- (Divulgação/Odebrecht)

A Operação Lava Jato pesou mais ainda no rebaixamento da nota, já que potenciais implicações da empresa com a justiça são incertas. Entretanto, a agência de risco deixou claro que a liquidez e o equilíbrio financeiro da Odebrecht continuam atenuando riscos de curto prazo.

Em escala nacional Brasil, a S&P reafirmou na última terça-feira que os ratings de longo e curto prazos da Odebrecht (brAAA/brA-1+) tem perspectiva estável. Mas espera-se que, nas próximas avaliações, a classificação mude com o desenrolar das investigações da Lava Jato e a revisão dos ratings de médio e longo prazo, em escala nacional, seja revelada.