Prefeitura de Osasco

Como uma empresa pode, nos dias de hoje, copiar fórmulas de “sucesso”, que renderam frutos na década de 90 e hoje em dia se tornaram obsoletas? A resposta é simples: falta de preparo.

Não adianta, os anos 90 acabaram faz exatos 15 anos e não vão voltar, pelo menos em termos de comunicação. A estratégia usada em 2012 já não funciona mais, então, por que ficar resgatando o passado, se o futuro já chegou?

O amadorismo é um fator que ajuda a encontrar falhas na comunicação de empresas e, por que não, de pessoas. Mas ele não é o único culpado.É preciso expandir um pouco o olhar para a comunicação como um todo. Chega de blindar a empresa como um ente inatingível e perfeito. Nós sabemos que não é, e o pior, o cliente também sabe disso.robo

É preciso tirar a máscara e apostar na humanização, na aproximação entre o cliente e a empresa. Mas não pense que essa humanização se limita apenas à comunicação, ao atendimento ou ao pós venda. A humanização deve integrar todos os setores da empresa, para que o conjunto possa aproximar a empresa de seus clientes, que buscam sempre um atendimento “vip” e por que  não oferecer isso?

Ah, humanizar custa caro! Claro que custa, mas se fecharmos alguns gargalos – acredite não conheço uma empresa que não possua um gargalo – é possível investirmos neste tipo de comunicação e integração entre setores. Mas e você? Vai ficar preso nos anos 90?

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