Prefeitura de Osasco

O sarampo é uma doença muito comum, para quem não sabe, é uma doença contagiosa, transmitida por vírus. Essa doença é uma das principais responsáveis pela alta mortalidade infantil nos países do terceiro mundo.

No Brasil, a campanha de vacinação é forte e por isso mesmo, a mortalidade não chega a 0,5%. Mesmo assim, todos os anos o governo insiste na campanha de vacinação, que é feita quando são bebes ainda, melhorando ainda mais essas taxas.

Causas do sarampo

Não existe uma causa especifica para o surgimento do sarampo, por ele ser um vírus, ele fica circulando entre a população, principalmente porque não são todos os indivíduos que foram imunizados.

Sintomas Sarampo

Quando falamos em sintomas do sarampo, os principais são:

  • Febre;
  • Tosse persistente.

Esses sintomas são os primeiros a aparecerem, na sequencia, surgem as manchas avermelhadas no rosto, na sequencia, surgem em todo o corpo, ate mesmo nos pés. Essas manchas se fazem presente por pelo menos tres dias e no decorrer da doença, podem surgir outros sintomas, como:

  • Infecção nos ouvidos;
  • Pneumonia;
  • Diarreia;
  • Convulsões;
  • Lesões no sistema nervoso.

Por isso mesmo, assim que os sintomas aparecerem é fundamental procurar um medico, para que o tratamento seja adequado e a medicação correta seja tomada.

Tratamento sarampo

Mesmo sendo uma doença bem conhecida, não existe um tratamento especifico para o sarampo, existe apenas alguns tratamentos para cuidar dos sintomas e melhorar o convívio provisório com a doença.

O tratamento para os sintomas consiste basicamente em se hidratar de forma correta, manter uma alimentação saudável, realizar uma suplementação de vitamina A e o consumo de medicamentos para febre, náuseas e vômitos.