Prefeitura de Osasco

O que é furúnculo? Conheça os sintomas e tratamentos – Conhecido como uma infecção causada por bactéria o furúnculo é uma infecção que se manifesta através de um abcesso. Ou seja, é um nódulo vermelho e endurecido o que aparece na pele. Mesmo falando furúnculo, mesmo sem uma palavra muito conhecida, Muitas pessoas não sabem realmente o que é, como tratar, como cuidar, e como evitar este tipo de infecção, Por isso mesmo hoje vamos falar um pouco mais sobre isso.

O que é um furúnculo?

Antes de falar qualquer coisa sobre furúnculo, precisamos explicar o que ele é. A formação do furúnculo acontece através de uma bactéria, que entra no folículo piloso, aquela que é responsável pelo crescimento dos pelos.

Assim que essa infecção começa a se formar, ela resulta em uma ferida endurecida, composta por um pus amarelado. Essas lesões da pele também podem ser causadas por outros tipos de bactérias e fungos e, alguma questão até mesmo presentes na superfície da nossa pele. Geralmente os furúnculos aparecem em locais lesionados, ou seja, ele pode aparecer em locais que já foram picados por algum inseto, ou até mesmo por um pelo encravado.

Todas as pessoas podem desenvolver furúnculos, porém algumas pessoas são mais vulneráveis ao aparecimento das mesmas. Além disso, ainda existem os fatores de risco, que facilita o aparecimento deste nódulo na pele, são eles diabetes, acnes, imunidade baixa, contato físico com pessoas com furúnculos, obesidade, má higiene pessoal, e diversos outros.

Principais Sintomas do furúnculo

Quando falamos em sintomas do furúnculo o principal, sem dúvida nenhuma é a formação de um abscesso avermelhado e duro, com uma pequena quantidade de pus na parte central do mesmo, Lembrando que, é essa lesão pode ser pequena média ou grande. Em casos extremos, casos bem graves, ela pode chegar até mesmo o tamanho de uma bola de pingue-pongue.

Além disso, o nódulo vermelho ele pode ser dolorido, e seu crescimento é gradual, vai acontecendo de acordo com a quantidade de células mortas que vão se acumulando no interior da infecção. Por causa dessa lesão, o local fica com serve o desconforto, além de coceira, febre local, e bem avermelhada.

Tratamento para furúnculo

O tratamento para furúnculo Sem dúvida nenhuma não apertar o mesmo, nunca espremo nódulo, o ideal é que o rompimento aconteça de forma natural. Para facilitar essa drenagem, facilitar do mesmo se rompa de forma espontânea, basta colocar compressas de água quente por cerca de 20 minutos, três vezes por dia no local lesionado, isso vai aliviar a dor e também facilitar a drenagem do pus.

Manter o nódulo sempre Limpo também é fundamental, isso vai fazer com que evita infecções maiores, Lembrando que essa limpeza pode ser feita com água e sabão neutro.

Agora se você sofre com o problema com muita frequência, fundamental mesmo é procurar um médico, para entender quais são os motivos, o que está levando o aparecimento constante dos furúnculos.