Prefeitura de Osasco

O que é coceira vaginal? Conheça os sintomas e tratamentos – A coceira vaginal é um sintoma de alergia ou até mesmo Candidíase. São diversos incômodos que podem ocorrer por uma reação alérgica, e  na maioria das vezes, acontece na região externa do corpo.

A reação alérgica pode ocorrer devido ao uso de calcinhas que não sejam de algodão, e também excesso de uso de calça jeans, que podem causar uma irritação maior, fazendo com que a pele vaginal não respire da forma adequada

Já nos casos de coceira interna, a mesma pode ser causada pela presença de algum fungo ou até mesmo bactéria, e pode também vir acompanhada de inchaço na região ou até mesmo um corrimento de cor diferenciada.

Essas coceiras, podem sim ser causadas pela candidíase, que é uma doença causada pelo desequilíbrio do corpo, dos fungos desta região, fazendo assim com que a coceira na região seja maior.

Os principais sintomas da Candidíase são:

  • Coceira na região, tanto interna  quanto externa.
  • Corrimento branco, parecido com leite coalhado, com ou sem cheiro.
  • Dor e também ardor ao urinar.

Tratamento para coceira na vagina

Existem alguns tratamentos caseiros para aliviar está coceira na região íntima, mas vale lembrar que o tratamento vai depender muito da causa da coceira, por isso mesmo importantíssimo saber o que causou.

Um bom tratamento para aliviar essa coceira é lavar a região íntima com chá de alecrim e sálvia.

Estes ingredientes tem propriedades que eliminam as bactérias, evitando também o crescimento dos fungos que podem causar este incômodo.

Ao saber a causa, o tratamento fica mais fácil. Vamos dar aqui alguns exemplos de algumas causas e os melhores tratamentos.

No caso da coceira ocorrer pela Candidíase, o tratamento deve ser feito com o uso de anti fugidos orais e pomadas especificas para a região, mas isto deve ser receitado pelo seu ginecologista.

Já nos casos que alergia devido alguma substância química com por exemplo cloro, o ideal é lavar bem a religião como sabão de PH neutro, e secar bem antes colocar uma calcinha, de preferência de algodão.

Nos casos da coceira ser devido a alguma doença sexualmente transmissível, é importantíssimo contatar o seu ginecologista, fazer exames para identificar a causa específica, tratando assim com antibióticos e anti virais adequados ao seu caso.

Como evitar coceira na vagina

Para evitar esse tipo de coceira que causa Incômodo, é recomendado usar roupa íntima de algodão, evitando ao máximo usar materiais sintéticos que não deixam a pele respirar, causando assim um acúmulo de fungos.

  • Tenha uma boa higiene íntima, lavando somente a área externa, com sabonete próprio para esta área, mesmo após o contato íntimo.
  • Evite também usar calças bem justas, pois ela acaba elevando a temperatura local.
  • Outra dica importante é usar preservativo em todas as relações sexuais, evitando assim o contato e a contaminação com as DSTs.

Lembre-se que, se esta coceira permanecer por muito tempo, é fundamental procurar um médico, realizando assim o tratamento e fazendo com que essa coceira vá embora o mais rápido possível.