Faculdade de Jandira fecha as portas neste ano

A Faculdade de Jandira, mantida pela Uniesp, antiga Faculdade Eça de Queiroz (Faceq), informou, na quinta-feira, 23, os alunos e professores que encerrará suas atividades no final deste ano.

Uma professora da instituição lamentou tal atitude. “Com a venda da Faceq para uma corporação educacional tudo começou a mudar. Viamos, dia a após dia, a destruição lenta e progressiva de um trabalho coletivo realizado por alunos, professores e funcionários que, a despeito das dificuldades e frustrações que seríamos todos, em função de uma motivação maior: nosso compromisso com a educação”, desabafou a professora.

A instituição iniciou suas atividades em 2006 chegando a possuir capacidade máxima em suas salas de aulas nos diversos cursos oferecidos pela faculdade. “Houve momentos, sob a gestão do professor Mauro Gonçalves (diretor), de não termos salas suficientes para todos os alunos que queriam estudar na instituição”, comentou uma docente.

Em nota a A UNIESP informou que “a suspensão das atividades da Faculdade por questões estratégicas”, mas não comentou sobre quais são essas ações.

Veja também  Prefeito Paulo Barufi entrega academia ao ar livre para população de Jandira

A mantendora afirmou que comunicou todos os envolvidos e que está a disposição. “A Direção da Faculdade já comunicou a todos os alunos que há um plantão de atendimento presencial na unidade para informações e para auxiliá-los no processo de transferência para outras Faculdades do Grupo existentes na região, como a Universidade Brasil, a Faculdade de Barueri, ou, ainda, de acordo com a opção de cada um, para outras regiões ou até mesmo outra instituição de sua escolha”, comunicou.

A reportagem perguntou sobre os alunos bolsistas de programas estudantis como ficaria a situação. “Os alunos bolsistas poderão solicitar transferência nos casos decorrentes de: extinção de curso em função de fusão ou incorporação da instituição de ensino; extinção das atividades da instituição, dentre outras possibilidades, inclusive àquelas por vontade e interesse do próprio estudante”, esclareceu a Uniesp.

A Faceq

A Faculdade Eça de Queirós está localizada no município de Jandira – SP e foi autorizada a funcionar pela Portaria Ministerial 3.086 – publicada no D.O.U. de 09/09/05.

Veja também  PM prende trio com 175 tijolos de maconha em Jandira

O histórico da Faculdade Eça de Queirós baseia-se no ideal de trabalho e esforço contínuo do mantenedor que, durante toda a sua trajetória profissional, como grande empreendedor, acreditou, firmemente, no processo de crescimento do ser humano por meio da educação, em especial, da educação superior.

A escolha para a implantação da primeira faculdade no município de Jandira foi feita levando-se em consideração sua população e sua carência em ensino superior. Assim, a instalação da FACEQ pretendeu contribuir com o desenvolvimento do potencial da população local através de uma formação superior de qualidade que a habilite à profissionalização com sucesso e, desta forma, contribuir com o crescimento econômico, social e cultural do município.

Deixe uma resposta