Prefeitura de Osasco

Os relatos sobre roubos e sequestros de pessoas, que utilizam o Uber para se locomover, têm aumentado em todo o Brasil. Algumas pessoas com más intenções têm se aproveitado do aumento da popularidade do aplicativo para cometer crimes.

Pensando nisso e sabendo do crescimento que o Uber tem tido em nossa cidade nos últimos meses, preparamos algumas dicas para que você não caia no “golpe do Uber” e possa fazer sua viagem despreocupado.

Sempre acompanhe pelo aplicativo o trajeto que o carro está fazendo
No app do Uber, você pode acompanhar o caminho do carro. Por lá você pode ver a rota correta que o carro está fazendo e saberá por onde ele chegará. A menos que o aplicativo trave, o carro deverá estar na mesma rua que você solicitou, tanto no mapa quanto fisicamente.

Fique de olho na placa do carro
Logo que você seleciona um veículo, o aplicativo informará a placa, o modelo e a marca do carro. Sabemos que diferenciar o modelo e a marca pode ser difícil, ninguém é obrigado a saber todos os modelos de carro pelo nome. Por isso, cheque sempre a placa do veículo.

Espere o motorista falar seu nome
O motorista recebe o nome do passageiro que ele irá transportar, por isso, quando entrar no carro espere que ele fale seu nome, nunca diga seu nome antes.

Certifique-se de que o motorista está usando o aplicativo
A maioria dos motoristas de Uber deixam o smartphone visível para os passageiros, com a tela do aplicativo aberta. Antes de iniciar a viagem, você pode conferir a foto e o nome do motorista no app.

Compartilhe sua localização
Se, mesmo com estas dicas, você ainda estiver inseguro, você pode compartilhar com amigos e familiares um link que mostra sua localização, enquanto está no Uber. Para isso, basta acessar o menu “Viagem” e, em seguida, clicar em “Compartilhar a rota”.

Esperamos que estas dicas sejam úteis e que você, caso ainda não tenha usado, faça uma viagem de Uber. Com certeza irá se surpreender.