Prefeitura de Osasco

Vereador de Osasco, De Paula (PSDB) questionou o secretário municipal da Saúde, José Carlos Vido, na última semana durante audiência pública realizada na Câmara Municipal, sobre a criação de uma central de regulação para transferência de pacientes da rede pública de saúde, semelhante ao CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) estadual. Para o tucano, o serviço é essencial para que os pacientes de Osasco não esperem por períodos longos para transferências nas unidades municipais.

A intenção de De Paula com o CROSS municipal é que pacientes que necessitem de atendimento de urgência e emergência sejam encaminhados diretamente às unidades em que possam ser atendidos com mais celeridade. Atualmente, a rede municipal de saúde não conta com sistema semelhante. Com isso, quem eventualmente necessite de atendimento é, na maioria das vezes, encaminhado à unidade mais próxima, mas que pode estar lotada, sem capacidade para atender o paciente prontamente. Durante a audiência pública, De Paula questionou o secretário da Saúde sobre a urgência de se criar uma central de regulação em Osasco.

Nós fizemos uma indicação no início do ano de 2017 que consideramos importante. Nesse ano, de janeiro para cá, nós observamos que deu uma melhorada em relação aos pacientes que ficam no Pronto-Socorro que estão internados precisando de uma transferência. Melhorou, mas ainda não está do jeito certo. Precisamos que tenha mais agilidade, porque o paciente não pode ficar mais de 24 horas internado no Pronto-Socorro e já teve dias de ficar muito e muito tempo. Então, precisamos ver como está a regulação municipal”, adiantou De Paula.

Durante a audiência, José Carlos Vido afirmou que a prefeitura deverá contar com a central de regulação, em breve, e admitiu que hoje a administração não dispõe do serviço. Segundo ele, a central funcionará na avenida Visconde de Nova Granada.

Com a Central de Regulação nós vamos ter informação on-line de todas as nossas unidades, inclusive as UPAS terceirizadas, sobre como está a demanda para encaminhar o paciente para a unidade que pode atender mais rapidamente. Essa Central de regulação já tem o projeto pronto, falta só concluir a reforma desse prédio na Visconde de Nova Granada”, disse Vido.

Essa não foi a primeira vez que De Paula cobrou a criação de uma central de regulação em Osasco. No ano passado, o tucano solicitou à secretaria estadual da Saúde, por meio de ofício, a criação de um CROSS Regional, que atenderia exclusivamente à região Oeste da Grande São Paulo, onde Osasco está localizada. Depois, ainda em 2017, De Paula, por meio de indicação, solicitou ao prefeito Rogério Lins (PODE) que o serviço seja implementado em Osasco para os casos de urgência e emergência.