Prefeitura de Osasco

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgou, na tarde desta sexta-feira, 18, os dados estatísticos da criminalidade. Em Osasco, ao contrário do Estado onde a maioria dos índices apresentaram queda, no município houve altas consideráveis como homicídios, estupro e latrocínio.

Os casos de homicídios quase triplicaram saltando de cinco registros no ano passado para 14 em julho passado, crescimento de 180%. O número de vítimas também saltou 200%, de cinco para 15. O latrocínio, que é o roubo seguido de morte, teve saiu de nenhum fato para dois assim como o número de vítimas.

O estupro vem crescendo mês a mês na cidade. Em julho de 2016 foram nove contra 23, elevação de 155,6%.

Os roubos geral apresentaram leve alta de 2,23%. Subindo de 773 para 791 ocorrências. Já os furtos geral teve queda de 12,4%, 547 ante 479. Roubos de veículos abaixou 27,6% passando de 192 para 139. O furto de veículos mostrou alta de 6,8% subindo de 221 para 236.

Os dados

As estatísticas criminais são utilizadas para retratar a situação da segurança pública e permitir o planejamento de ações policiais e de investimentos no setor. Em São Paulo, a compilação dos dados é feita pela Secretaria da Segurança Pública, por intermédio da Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) – responsável pela análise dos dados de interesse policial e pela realização de estudos para prevenir e reprimir a criminalidade.